Pulmões infláveis


Notice: Undefined variable: links in /opt/bitnami/apache2/htdocs/wp-content/themes/dv6/parts/partials/entry-video.php on line 43

 
Os Pulmões infláveis são um material pedagógico acessível composto por uma estrutura de papel que deve ser pendurada, pelo pescoço, na altura do tronco do estudante. Nessa base, dois balões, que representam os pulmões, são presos a dois tubos. Quando os alunos assopram esses canos, as bexigas inflam, simulando o funcionamento do sistema respiratório.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar os elementos que compõem o sistema respiratório de forma simples e complementar a ilustrações e textos. Oferece opções para o uso da linguagem por meio do uso de modelos. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do funcionamento dos pulmões.

• Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.

• Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse no estudante ao conectar o componente curricular a vida. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios relacionados manipulação do recurso.

Articulação com a Base nacional comum curricular

• Conhecimento: amplia as oportunidades para a construção do conhecimento pelos estudantes sobre o funcionamento do corpo humano, em especial do sistema respiratório.

• Pensamento científico, crítico e criativo: propõe que os alunos elaborem e testem hipóteses sobre o funcionamento do sistema respiratório por meio da manipulação do modelo.

• Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o funcionamento do sistema representado.

• Autoconhecimento e autocuidado: amplia as formas de compreensão do funcionamento do próprio corpo permitindo a tomada de decisões fundamentadas.

• Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

O recurso Pulmões infláveis apresenta forte aderência com os componentes curriculares de ciências da natureza ao longo do ensino fundamental. Nos anos iniciais, o material pedagógico contribui para que os estudantes localizem, nomeiem e representem partes do corpo humano e expliquem suas funções. Para alunos dos anos finais, apoia o trabalho com os componentes curriculares de interação entre os sistemas, especialmente ao propor a manipulação do modelo para compreensão do organismo como um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: