Pirâmide alimentar interativa

 

Recurso composto por um painel em formato de pirâmide alimentar que representa o conceito de alimentação saudável. Há um conjunto de peças com a representação visual dos alimentos de cada um dos 7 grupos usados para classificar a composição da dieta alimentar da população brasileira, além de peças que representam a prática de atividade física. Os estudantes devem encaixar as peças na posição correta da pirâmide, considerando que a base deve ser composta pelos hábitos de exercício e alimentos que devemos consumir em maior quantidade. Quando a peça é encaixada na posição correta da pirâmide há o acionamento de uma luz.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: as peças são produzidas com o uso de imagens claras que identifiquem os alimentos que fazem parte da dieta alimentar da maioria da população brasileira e podem ser complementados por aqueles típicos de determinadas regiões ou pelo perfil cultural da comunidade escolar. As peças possuem marcação em braille. A base da pirâmide alimentar é composta por um circuito eletrônico que permite a associação de imagens e luzes. O painel é complementado por um conjunto de cartões com informações sobre alimentação saudável em forma de imagens, tabelas e gráficos para ampliar as possibilidades de percepção.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para explorar as características dos alimentos e verificar seus conhecimentos prévios sobre alimentação e hábitos saudáveis. Apoia a antecipação de conteúdos e a contextualização do tema. Permite, ainda, que o estudante use o material para complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na manipulação das peças ajuda na motivação e engajamento.

Cultura digital

• O uso de um circuito eletrônico simples que permite o acionamento de som e luz no painel introduz os conceitos de eletrônica básica.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental, podendo, ainda que com menor aderência, ser explorado também nos anos finais da etapa. Permite um excelente trabalho interdisciplinar ao articular componentes curriculares das áreas de linguagem, matemática e ciências.

• No trabalho com o componente curricular de linguagem, o material pode ser usado para explorar a oralidade, leitura e escrita ao apresentar as informações relacionadas à nova pirâmide alimentar e nutricional em um formato manipulável e interativo.

• Possibilita o trabalho com componentes curriculares de matemática, em especial no eixo de probabilidade estatística com a possibilidade de se articular a estratégias pedagógicos de análise crítica da publicidade de alimentos e do uso de gráficos e tabelas nutricionais para a reflexão sobre hábitos alimentares saudáveis. Ajuda a problematizar o tema da alimentação saudável e sua correlação com a obesidade e adoecimento.

• A produção do material com a participação dos alunos possibilita explorar componente curriculares da geometria e de ciências.

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