Pique bandeira de tabuleiro

 
Tabuleiro interativo composto por caminhos que podem ser percorridos pelas peças para levar a bandeira do campo adversário para o seu próprio campo. Adaptação das regras e dinâmica do jogo para possibilitar a participação de alunos com questões motoras ou sensoriais.

 

Atributos do desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: o jogo é apresentado em formato esquemático com apoio de cores para delimitar jogadores e seus campos. Ao conquistar o objetivo do jogo e cruzar o meio do campo com a bandeira, há o acionamento de som e luz reforçando a informação de término do jogo. O dado possui números grandes e marcação em braille.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes, explorando as regras e possibilidades do jogo em uma simulação de tabuleiro.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema de luz e som ao término da partida ajuda na motivação e engajamento.

 
Cultura digital
• O uso de um circuito eletrônico simples, que permite o acionamento de luz e som, introduz os conceitos de eletrônica básica.

 

Articulação com as áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material tem bom potencial para ser usado ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental.

• No trabalho com o componente curricular de linguagem, o material pode ser usado para explorar: na área de língua portuguesa, a oralidade e a alternância entre jogadores; e na área de educação física, a explicação por meio de múltiplas linguagens de brincadeiras e jogos populares.

• Na área de matemática, por se tratar de um jogo de tabuleiro com uso de dado e traçado para deslocamento dos peões, possibilita o trabalho com números e geometria.

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