Painel interativo

 
O Painel interativo promove a construção de palavras por meio da seleção e do encaixe de peças. A colocação na sequência correta aciona a iluminação da peça, reforçando, por meio visual, a resposta certa. Há possibilidade de uso de imagens de apoio sobre a palavra a ser formada, assim como o uso de imagens em Língua brasileira de sinais (Libras) e marcação em braille para ampliar as formas de percepção das letras e símbolos usados nas peças.

 

Atributos do desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: as peças são compostas por cartões com o uso de letras e sinais em Libras, possibilitando o uso colaborativo por estudantes surdos e ouvintes. As peças são compostas por letras, sílabas, sinais e imagens; têm aplicação em braille para apoio à leitura.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a seleção e ordenação no suporte das peças que formam as palavras, frases ou expressões desejadas; pode complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na formação das palavras, frases e expressões ajuda na motivação e no engajamento. O acionamento do sistema com a iluminação das peças corretamente encaixadas promove reforço positivo.

 

Cultura digital

• O uso de um circuito eletrônico simples que permite a iluminação das peças do painel introduz os conceitos de eletrônica básica.

 

Articulação com as áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O material apresenta forte aderência aos componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental, em especial os dois primeiros anos;

• Na área de linguagem, atende à orientação da Base nacional comum curricular (BNCC) ao possibilitar o trabalho multimodal por meio da integração entre a linguagem verbal (fala e escrita) e a não verbal (visual, gestual, corporal e sonora) ao longo da atividade;

• Articula-se fortemente com práticas pedagógicas de alfabetização ao potencializar o desenvolvimento de habilidades de compreensão e apropriação do sistema alfabético de escrita;

• Explora, ainda, o uso de símbolos e pictogramas.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: