Painel interativo

O Painel interativo é um material pedagógico acessível para a construção de palavras. Quando os estudantes selecionam peças com letras ou sílabas e as encaixam na sequência correta, um circuito eletrônico básico é acionado e as luzes do recurso se acendem, reforçando, por meio visual, a resposta certa. O material permite o uso de figuras de apoio sobre a palavra a ser formada, assim como de imagens em Língua brasileira de sinais (Libras) e de marcação em braille.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material apresenta forte aderência aos componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental. Na área de linguagem, atende à orientação da Base nacional comum curricular (BNCC) ao possibilitar o trabalho multimodal por meio da integração entre a linguagem verbal (fala e escrita) e a não verbal (visual, gestual, corporal e sonora). Além disso, o Painel interativo se articula com práticas de alfabetização ao potencializar o desenvolvimento de habilidades de compreensão e apropriação do sistema alfabético de escrita.

Desse modo, o material pode ser usado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Língua portuguesa – 1º e 2º anos do ensino fundamental

Prática de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

  • Apresentação: as peças são compostas por cartões com o uso de letras e sinais em Libras, possibilitando o uso colaborativo por estudantes surdos e ouvintes. As peças são compostas por letras, sílabas, sinais e imagens; têm aplicação em braille para apoio à leitura.
  • Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a seleção e ordenação no suporte das peças que formam as palavras, frases ou expressões desejadas; pode complementar ou substituir a expressão verbal.
  • Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na formação das palavras, frases e expressões ajuda na motivação e no engajamento. O acionamento do sistema com a iluminação das peças corretamente encaixadas promove reforço positivo.

Deixe um comentário