Óculos de realidade aumentada

Os Óculos de realidade aumentada são um material pedagógico acessível composto por uma armação de papelão adaptada com lentes de binóculo. O recurso fica conectado a um aparelho de smartphone. Quando o estudante coloca os óculos, tem a sensação de estar em uma realidade virtual.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

  • Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos relacionados à aritmética e álgebra. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre contagem e representação numérica.
  • Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas apoiando a memória de trabalho.
  • Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse ao conectar o componente curricular à vida do estudante. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação a Base nacional comum curricular

O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à contagem; problemas relacionados à adição e subtração; padrões e sequências e representação numérica.

Considerando o relato de experiência da educadora do Colégio Estadual Amyntas de Barros, em Pinhais (PR), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Óculos de realidade aumentada pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Geografia – 2º ano

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de conhecimento Localização, orientação e representação espacial 
Habilidade (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Ciências – 3º ano

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Corpo humano
Habilidade (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Ciências – 6º ano

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Corpo humano
Habilidade (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Geografia – 4º ano

Unidade temática Formas de representação e pensamento espacial
Objeto de conhecimento Sistema de orientação
Habilidade (EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

  • Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático, associando-a à resolução de problemas da vida cotidiana.
  • Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.
  • Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que os estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.
  • Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

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