Máquina de somar

 
Um máquina simples que avança ou retrocede um número a cada volta. Uma espiral de encadernação é fixada sobre uma cartolina, podendo girar no próprio eixo. Um eixo central de palito é adaptado e conectado a uma alavanca, de modo que a espiral inteira pode girar. A cada volta, um número é revelado. A quantidade de voltas dadas na alavanca vai resultar na soma final.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: a Máquina de somar faz com sejam iluminados os números conforme o leitor passa por cima deles. Os números na base são marcados em braille para apoio à leitura.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos alunos para associar o movimento de girar a manivela com o acréscimo ou decréscimo de números na base. Pode ser usado para complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema e de realização da contagem do número de voltas com sua relação com os números escritos na base ajuda na motivação e engajamento.

Cultura digital

• O uso de um circuito eletrônico simples, que permite o acionamento de luz, introduz os conceitos de eletrônica básica.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

A Máquina de somar tem bom potencial para ser usado ao longo dos anos iniciais do ensino fundamental. Na área de matemática, potencializa o estudo de componentes de números e álgebra.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: