Máquina de somar

A Máquina de somar é um material pedagógico acessível composto por uma estrutura cilíndrica, feita com recursos de plástico e de papelão, que avança ou retrocede conforme os estudantes giram uma manivela. A cada volta dada, um sistema eletrônico simples é acionado e uma luz de LED se acende. A quantidade de giros dados na estrutura resulta em uma soma final.

Articulação com a Base nacional comum curricular

A Máquina de somar foi usada pela professora Tatiane Botelho de Melo, em uma atividade de matemática no Centro integrado de educação pública (CIEP) Marie Curie, no município de Duque de Caxias (RJ). A classe de 3º ano do ensino fundamental tinha 18 alunos de perfis distintos, incluindo crianças com baixa visão, com deficiência intelectual, com hipótese diagnóstica de autismo, além de quadros de esquizofrenia e mielomeningocele. O objetivo da aula era proporcionar noções de soma e subtração a partir da percepção de ganho e perda. Para saber como foi a aula, leia o relato da docente disponível no link abaixo do vídeo.

Considerando a atividade da professora Tatiane e outras possibilidades de uso, é sugerido usar a Máquina de somar como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da Base nacional comum curricular (BNCC):

Matemática –2º ano do ensino fundamental

Unidade temática Números
Objeto de conhecimento Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
Habilidade (EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

Este material pedagógico acessível dialoga com os princípios do Desenho universal para a aprendizagem nos seguintes aspectos:

  • Apresentação: a Máquina de somar faz com que sejam iluminados os números conforme o leitor passa por cima deles. Os números na base são marcados em braille para apoio à leitura.

    Interação e expressão:
    o material pode ser manipulado pelos alunos para associar o movimento de girar a manivela com o acréscimo ou decréscimo de números na base. Pode ser usado para complementar ou substituir a expressão verbal.
  • Motivação e engajamento: a oportunidade de acionamento do sistema e de realização da contagem do número de voltas com sua relação com os números escritos na base ajuda na motivação e engajamento.

Deixe um comentário