Lousa interativa

Lousa interativa foi idealizada para estimular a alfabetização e o estudo de conteúdos curriculares de ciências, como características e evolução de animais.  

O material pedagógico acessível é composto por uma caixa sonora de MDF cortada a laser com botões que reproduzem sons de animais, associada a uma lousa. 

Para utilizar o material, é necessário acionar um botão da caixa sonora e, a partir da escuta, identificar o animal. Na lousa, os estudantes podem desenhar o animal ou escrever o seu respectivo nome.

Articulação com a Base nacional comum curricular

Considerando o relato de experiência da Lousa interativa na EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso as possibilidades de uso em outras escolasesse material pode ser usado como estratégia pedagógica para as seguintes habilidades da Base nacional comum curricular (BNCC):

Língua Portuguesa

Unidade temática “Escrita (Compartilhada e autônoma)” 
Objeto de conhecimento Correspondência fonema-grafema 
Habilidade (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 

 

(EF01LP03Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças. 

Unidade temática Análise linguística/semiótica (Alfabetização) 
Objeto de conhecimento Construção do sistema alfabético 
Habilidade (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala. 

 

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. 

 

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais. 

Ciências

Unidade temática Vida e evolução 
Objeto de conhecimento Características e desenvolvimento dos animais 
Habilidade (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. 

 

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). 

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

A Lousa interativa foi confeccionada em sintonia com conceito de Desenho universal para a aprendizagem (DUA) e utiliza recursos para minimizar as barreiras à participação autônoma dos estudantes.

material apresenta as informações utilizando múltiplas formas, aproxima o componente curricular de exemplos da vida cotidiana, estimula participação aciona conhecimentos prévios dos estudantes.

Também permite a associação de respostas orais e visuais, ampliando as possibilidades de percepçãoa criatividade, a compreensão do conteúdo proposto e de expressão do que foi aprendido.

Proporciona ainda um maior engajamento e trabalho colaborativo para o levantamento de hipótese entre os estudantes, principalmente na escrita dos nomes dos animais. 

O material é bem flexível e se encaixa a diversos conteúdos, sendo possível utilizá-lo para a aprendizagem de outros componentes curricularesconforme observado também na experiência da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso que o utilizou posteriormente para conteúdo da língua inglesa. Para isso, é necessário adaptar os áudios ao conteúdo a ser trabalhado.

Deixe um comentário