Jogo de luz e sombra

 

Recurso que promove a construção de palavras e a reiteração da construção por meio da projeção na parede. A brincadeira de projetar reforça e estimula os aprendizados que vão se dando na escolha das palavras. Além disso, o Jogo de luz e sombra trabalha as relações espaciais de proximidade e distância, perto e longe, maior e menor, na medida em que a criança vai ajustando a distância da lanterna e o tamanho da projeção

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: as peças em formato de letras, sílabas, sinais e imagens têm formato ampliado; as cores reforçam a identificação das diferenças linguísticas e gramaticais das peças; têm aplicação em braille para apoio à leitura e permitem exploração cinestésica por meio dos recortes feitos nas peças.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado para a seleção e ordenação no suporte das peças que formam as palavras, frases ou expressões desejadas; pode complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a oportunidade de ativação de conhecimentos prévios dos estudantes e de sua participação ativa na formação das palavras, frases e expressões ajuda na motivação e engajamento.

Cultura digital

• Uso da lanterna do celular para projetar as palavras, frases e expressões na parede, num efeito similar ao de um projetor.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

• O Jogo de luz e sombra apresenta forte aderência com os componentes curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental, em especial nos três primeiros anos.

• Na área de linguagem, atende a orientação da Base nacional comum curricular (BNCC) ao possibilitar o trabalho multimodal por meio da integração da linguagem verbal (fala e escrita) e da não verbal (visual, gestual, corporal e sonoro) ao longo da atividade.

• Articula-se fortemente com práticas pedagógicas de alfabetização ao potencializar o desenvolvimento de habilidades de compreensão e apropriação do sistema alfabético de escrita.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: