Jogo das formas tridimensionais

O Jogo das formas tridimensionais é um material pedagógico acessível composto por uma base de papelão onde são fixadas cartolinas com sólidos planificados. Quando os estudantes manipulam essas peças e montam as formas tridimensionais, uma lâmpada de LED é acionada, indicando o nome do sólido formado.

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

  • Apresentação: proporciona opções para a percepção ao usar o modelo físico interativo para apresentar desafios matemáticos no campo da geometria. Oferece opções para o uso da linguagem matemática por meio do uso de material concreto. Oferece opções para a compreensão por meio da ativação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre figuras geométricas espaciais.
  • Interação e expressão: proporciona opções para a atividade física ao diversificar as formas de interação dos estudantes com os conceitos. Oferece opções para a expressão e a comunicação do conhecimento pelos estudantes. Oferece opções para as funções executivas pela apoiando a memória de trabalho.
  • Motivação e engajamento: proporciona opções para gerar interesse conectando o componente curricular à vida do estudante ao sugerir a associação das formas geométricas planificadas com objetos tridimensionais da vida cotidiana. Oferece opções para manutenção da atenção ao propor diversos desafios matemáticos em diferentes níveis de complexidade.

Articulação com a Base nacional comum curricular

O material apresenta forte aderência com os componentes curriculares de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental ao trabalhar habilidades relacionadas à associação de formas tridimensionais a objetos do mundo físico e nomear essas figuras; descrição das características de algumas figuras geométricas espaciais, relacionando-as com as duas planificações; classificação e comparação de figuras planas em relação a seus lados e vértices.

Considerando o relato de experiência da educadora da Escola Municipal Gilberto Amado, no Rio de Janeiro (RJ), e as possibilidades de uso em outras unidades escolares, o Jogo das formas tridimensionais pode ser utilizado como estratégia pedagógica para os seguintes objetivos de aprendizagem da BNCC:

Matemática – 1º ano

Unidade temática Geometria
Objeto de conhecimento Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
Habilidade (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Matemática – 2º ano

Unidade temática Geometria
Objeto de conhecimento Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais
Habilidade (EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Matemática – 3º ano

Unidade temática Geometria
Objeto de conhecimento Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações
Habilidade (EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações. .
 

Matemática – 3º ano

Unidade temática Geometria
Objeto de conhecimento Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características
Habilidade (EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Além de habilidades de componentes curriculares, o material também pode ser utilizado para trabalhar competências gerais da BNCC:

  • Conhecimento: apoia a construção do conhecimento matemático associando as representações planificada e tridimensional das formas geométricas.
  • Pensamento científico, crítico e criativo: favorece o letramento matemático pelo desenvolvimento das competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente para a formulação e resolução de problemas.
  • Comunicação: contribui para o multiletramento ao ampliar as formas com que estudantes possam partilhar informações e seu entendimento sobre o pensamento matemático.
  • Cultura digital: introduz conceitos de eletrônica básica com o uso de circuito para acionamento de luz na base.
  • Empatia e cooperação: facilita as estratégias de cooperação entre estudantes ao ampliar as formas de informação e expressão.

Deixe um comentário