Caixa sensorial

 
Recurso composto por uma caixa de papelão. A tampa da caixa sensorial possui duas luzes nas cores verde e vermelha acompanhadas de símbolos de “certo” e “errado”. Dentro da caixa, há um carrinho de controle remoto ligado por um circuito simples às duas lâmpadas da tampa da caixa. Ao acionar o controle remoto do carrinho, é possível acionar a luz verde como resposta positiva (sim) ou a luz vermelha como resposta negativa (não). O controle pode, ainda, acionar o motor do carro, o que promove um tremor na caixa. Por meio do uso do controle remoto, os estudantes podem usar a caixa como forma complementar a alternativa de resposta a perguntas simples (sim/não).

Atributos do Desenho universal para a aprendizagem

• Apresentação: a caixa sensorial permite a associação de respostas orais e visuais (imagem e luz) para ampliar as possibilidades de percepção.

• Interação e expressão: o material pode ser manipulado pelos estudantes para explorar e responder perguntas simples (sim/não) e como forma de complementar ou substituir a expressão verbal.

• Motivação e engajamento: a garantia de participação de estudantes não verbais ajuda em sua motivação, engajamento e trabalho colaborativo com os pares.

Cultura digital 

Circuito eletrônico de luz e vibração;
O uso de um circuito eletrônico simples, que permite o acionamento de luz e a vibração da caixa, introduz os conceitos de eletrônica básica.

Áreas do conhecimento e anos de escolaridade

Material de uso mais intenso para os anos iniciais do ensino fundamental, mas com possibilidade de uso em qualquer ano de escolaridade;
Apoia a expressão de alunos não verbais ou com dificuldades de interação;
Auxilia o trabalho com oralidade nos anos iniciais na área de linguagens.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais:

Os comentários estão desativados.