O que a Secretaria de Educação pode fazer para incluir alunos com autismo?

Estou no momento como coordenadora da educação especial no município de Anadia, estado de Alagoas. Sinto necessidade da ajuda de todos vocês para que possa realizar um bom trabalho. Tenho alunos com autismo e estou querendo trabalhar bem com os mesmos para que ele possam realmente receber o tratamento que necessitam para o melhor aprendizado. O aluno Rauan, por exemplo, não fala, está juntando letras, não para na sala, tem 6 anos, está no 1º ano do fundamental. Não há uma sala específica para que ele receba atendimento. Tem cuidadora, mas a professora alega não saber trabalhar com o aluno. Enfim, essa é a descrição de um dos alunos. Desde já agradeço a atenção.

Gestão pública

1 resposta

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 09/03/2018

Olá, enquanto professora especialista em transtorno do espectro autista (TEA) da rede pública do estado de SP, em sala de recurso e itinerância, imagino o seu anseio e aflição em poder buscar propostas pedagógicas efetivas que possam auxiliar esses alunos. Sabemos que os maiores desafios na inclusão escolar dos alunos com autismo é fazer com que eles permaneçam na sala de aula e realizem as propostas do professor. Nesse sentido, é necessário organizar atividades que utilizam recursos alternativos com propostas e metodologias específicas que possamos adaptar a realidade escolar para esses alunos. O trabalho pedagógico dentro das escolas para esses alunos precisa ter uma perspectiva para ensiná-los de forma mais independente e autônoma.

Procure pesquisar sobre o Programa TEACCH e a adaptá-lo a sua realidade com seus professores. Indico também alguns conteúdos, existem esses, e muito mais na Plataforma Currículo + da (SEESP) é uma plataforma aberta, que utiliza as tecnologias integrando a proposta curricular.

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/?s=fabrica+de+letras
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/pesca-letras
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/jogo-dos-mapas
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/mapa-mundi-2

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: