Qual sua experiência com a produção e uso do Jogo de luz e sombra?

O Jogo de luz e sombra é um material pedagógico acessível que permite aos estudantes formar palavras e frases por meio da projeção de letras, sílabas e figuras em uma parede. A diretora Margareth dos Santos já acompanhou o uso do recurso em uma atividade de alfabetização com uma turma do 2º ano do ensino fundamental, em Duque de Caxias (RJ).

A experiência da Margareth é um exemplo de como o Jogo de luz e sombra pode ser utilizado em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez uso do Jogo de sombra e luz? Como você o criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade Diversa a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico

1 resposta

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 20/12/2017

Olá, enquanto professora de educação física, com a proposta temática de danças, criei o projeto “Congada da escola”. O projeto que foi desenvolvido de forma interdisciplinar com as disciplinas de educação física e arte, no ano de 2016, com participação efetiva de um aluno com autismo (Síndrome de Asperger). Os alunos apresentaram uma sequência de fatos com falas, personagens e encenações sobre a história das congadas que enaltece a cultura regional afro aqui da região da cidade de Mogi das Cruzes. Onde foi possível identificar, alguns alunos que também participavam do bailado tradicional, pois eram filhos de pais congadeiros na tradicional Festa do Divino. Relato que o aprendizado foi recíproco, pois os mesmos ajudaram muito no desenvolvimento do projeto. Confiram o teatro de sobra que foi apresentado pelos alunos dos 7º anos em forma de vídeo no link: www.facebook.com/529643337135827/videos/864274827006008.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: