Qual sua experiência com a produção e uso da Máquina de somar?

A Máquina de somar é um material pedagógico acessível composto por uma estrutura cilíndrica e uma escala que avança ou retrocede conforme uma manivela é girada. O recurso proporciona noções de soma e subtração a partir da percepção concreta de ganho e perda. A professora Tatiane de Melo já usou o material em uma atividade de matemática com uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em Duque de Caxias (RJ).

A experiência da Tatiane é um exemplo de como a Máquina de somar pode ser utilizada em atividades para estudantes com e sem deficiência na sala comum. Mas, de acordo com cada contexto, e com uma boa dose de criatividade, o recurso pode ser criado com outros materiais e ser aplicado em outras disciplinas, para outros perfis de alunos, com outras abordagens e objetivos.

Você já fez uso da Máquina de somar? Como você a criou? Quais atividades você desenvolveu? Conta aí como foi sua prática pedagógica e ajude a inspirar outros educadores da Comunidade DIVERSA a criar suas próprias estratégias!

Material pedagógico
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua questão. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade DIVERSA. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência, os artigos e os materiais pedagógicos acessíveis de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: