Qual deve ser a formação e o papel do profissional de apoio escolar?

Olá! Atuo numa rede de 17 colégios particulares e fui contratada para criar as diretrizes de inclusão para a rede de colégios em 4 estados. Tenho dúvidas quanto ao profissional de apoio escolar, sua formação e atuação.

De acordo com a Lei brasileira de inclusão (LBI), se for atuar na educação básica pode ser um profissional com ensino médio. Entendo que esse profissional atuará nas atividades de vida diária e não para apoio pedagógico em sala de aula. Estou certa? Quando converso com profissionais do atendimento educacional especializado (AEE) e coordenadores pedagógicos, eles colocam a importância de um professor com especialização em educação especial para esse apoio pedagógico em sala de aula e também a importância dessa formação para situações em que alunos com TEA precisem ser retirados da sala de aula. Preciso fazer a descrição dos cargos e funções destes profissionais para serem contratados de acordo com a demanda. Pensei também na possibilidade de contratação de estagiário supervisionado pelo professor especialista em educação especial para o suporte em sala de aula. O que acham?

Posso prever a possibilidade de contratação de profissional de apoio escolar, professor especialista em educação especial e estagiário com supervisão e plano de estágio. Ou preciso prever um professor assistente para os casos de suporte em sala de aula Grata, Regiane.

Profissional de apoio
Por Equipe DIVERSA
Olá! Agradecemos pela confiança em dividir sua dúvida. Acreditamos que a troca de experiências entre pessoas envolvidas com o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum é essencial para a construção de uma educação cada vez mais inclusiva. Por isso, sua contribuição é muito importante para a Comunidade Diversa. Nesse momento, estamos buscando pessoas e referências que possam te ajudar. Enquanto isso, sinta-se livre para explorar os estudos de caso, os relatos de experiência e os artigos de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos!
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: