Quais atividades realizar com uma criança com autismo com dificuldade de atenção?

Temos um aluno com transtorno do espectro autista (TEA) há três anos na escola. Durante esses três anos, por conta de seu perfil hiperativo e desafiador, não conseguimos encontrar estratégias que o façam permanecer em sala de aula. Não sabemos em que fase da alfabetização ele se encontra. Usamos agenda com figuras, temos tentado comunicação facilitada, mas ele resiste a qualquer estratégia que possa permitir a realização de atividades em sala. Por conta de seu comportamento disruptivo, as professoras de sala regular tendem a preferir que ele fique fora de sala. Até na sala de recursos não conseguimos mais de 30 minutos de atenção. Ele está em um 3° ano e tem 9 anos. As atividades com referencial Teacch são as que mais prendem sua atenção. Ele identifica seu nome e consegue montá-lo com letras coladas com velcro, faz sequências de números, vogais, cores e figuras geométricas. Gostaria de sugestões de procedimentos e atividades que pudessem auxiliar de forma efetiva essa criança.

Estratégias pedagógicas

1 resposta

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 05/09/2017

Olá Evanice. Enquanto professores, precisamos ser pesquisadores, para elaborarmos novas concepções do que precisamos aprender mais, sobre os desafios de nossa prática diária. Precisamos unir, integrar grupos para melhorar e ampliar essas práticas. Criar grupos de estudos para análise de estudos de casos, pois a formação contextualizada, dialogada é a maior estratégia para sabermos intervir com competência nos casos em que encontramos muitas dificuldades. O senso comum, seguir modelos, usar receitas de propostas pedagógicas prontas de outros professores, tudo isso não funciona. Cada aluno, principalmente os com transtorno do espectro autista (TEA), apresenta um perfil. Na pedagogia tradicional, nos preocupamos em estimular o que a criança não faz, como as situações que você pontuou em seu relato. Precisamos utilizar metodologias para intervir no que a criança já apresenta, aquilo que ela já traz por si só, a partir de sua especificidade (individuo único). Precisamos entender que todos as crianças aprendem. Veja quanta potencialidade de aprendizagem você apontou desse aluno que você aborda. As atividades propostas, como você relata do TEACCH, têm por base uma proposta que investe nas características dos indivíduos com autismo, no identificar suas dificuldades e investir no desenvolvimento de atividades sequenciadas, seriadas e que não devem ser controladas. É um programa que está auxiliando, continue com essa proposta, respeite o tempo, as dificuldades e valorize a potencialidade desse aluno. Fortaleça um vínculo maior com a família, saiba que com angústia, imposição, medo de errar, tristeza não há aprendizagem. Toda proposta precisa ser construída com fundamentos de alegria e amor. Pense nisso, abraços.

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