O que fazer quando a escola depende da mãe para cuidar de aluno com TEA que usa fralda?

Por favor alguém poderia me ajudar com esse caso? Paulo é um aluno de 8 anos, com transtorno do espectro do autismo (transtorno global do desenvolvimento), que não fala e fica isolado na sala de aula. A mãe de Paulo, Ana, parou de trabalhar fora de casa para se dedicar aos cuidados com o filho. Mas mesmo quando Paulo está na escola, a mãe precisa ficar em alerta, pois se Paulo fizer alguma necessidade na fralda, a escola liga para Ana ir até lá. Um dia, Ana estava no mercado e foi às pressas de moto táxi para trocá-lo. Quando chegou, Paulo estava todo molhado, sentado na carteira, quieto e sozinho.

Em um contexto de escola inclusiva, que tenha um aluno com as características de Paulo, como vocês agiriam, enquanto professores que compõem a equipe dessa escola? E como a família poderia auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias?

1 resposta

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 26/04/2018

Olá Edilaine, em seu relato não consegui identificar a qual região você pertence. Mas aqui no estado de São Paulo desde 2013, a Secretaria da Educação Estadual (SEESP), emitiu a Resolução SE 61, de 11/11/2014, que dispõe sobre a educação especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino, entre outros pareceres a Secretaria também assinou com o Ministério Público do Estado de São Paulo dois termos entre eles:

– o de cuidadores, que garante disponibilizar esse serviço para todos os alunos que dele necessitem (em 18/03/2013).

Sendo assim, é um direito de seu filho ter esse atendimento. Identifico que você deverá procurar auxilio na escola e na Diretoria de Ensino. Saiba que esse processo demanda algumas burocracias: laudo médico; carta de solicitação da família, agendamento na Defensoria Pública, mas busque o direito de seu filho. Você também pode solicitar auxilio de informações no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública instituída no âmbito do Sistema Único de Assistência Social a população. Busque seus direitos, abraços.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: