O autismo é considerado uma deficiência intelectual?

Boa noite! Em um curso de pós-graduação sobre deficiência intelectual surgiu a pergunta que gerou uma polêmica muito grande na sala. Na minha humilde opinião e seguindo a orientação da questão, assinalei dislexia. Porém muitos da sala optaram por autismo. E então? Autismo é ou não é uma deficiência intelectual?

3) Na lista abaixo apenas um diagnóstico não é considerado uma deficiência intelectual. Destaque-o:

• Autismo
• Dislexia
Síndrome de Down
Síndrome de Asperger
• Síndrome de Rubinstein-Taybi
• Síndrome de Angelman
• Deficiência em X-Frágil
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

4 respostas

Por Sílvia Ester Orrú em 26/07/2017

Olá!

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) não está relacionado, necessariamente, à deficiência intelectual. Segundo a literatura científica, uma pessoa com TEA também pode apresentar deficiência intelectual, como também outras condições singulares. Ou seja, ela pode apresentar TEA e dislexia, apraxia, surdez ou outras condições diversas.

Pessoas com TEA podem apresentar sensibilidade sensorial em um ou em mais sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Entretanto, também há pessoas com TEA que possuem inteligência de acordo com a média da população e outras com inteligência, inclusive, acima da média da população. Há pessoas com TEA em conjunto com Altas Habilidades. Portanto, o Autismo (TEA) não é uma deficiência intelectual.

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Sandra Lamb em 07/08/2017

É importante observar que os critérios diagnósticos do TEA (autismo) não se referem em nenhum momento à deficiência intelectual ou altas habilidades. Estes são considerados como comorbidades. Mas o DSM 5 e o CID 10, que estabelecem os critérios não abrangem nada sobre inteligência. As pesquisas apontam que o mais importante nem seria considerar se há deficiência ou superdotação no caso do autismo e sim considerar um jeito único de pensar e aprender, já que são peculiares na forma de sentir (justamente pela questão da integração sensorial).

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Por Anália Pereira Silva em 07/08/2017

Dislexia

Esta resposta te ajudou?
Por maria de lourdes de moraes pezzuol em 07/08/2017

Olá. Vamos analisar melhor essa questão. Segundo a literatura, “deficiência intelectual” é uma condição bastante complexa no que se refere a sua definição conceitual e também em relação a sua nomenclatura. Para Teixeira (2014), a deficiência intelectual compreende um número significativo de pessoas com habilidades intelectuais abaixo da média e esse déficit de inteligência tem inicio antes dos 18 anos de idade. Essas limitações causam diversos problemas no funcionamento dos afazeres diários dos indivíduos, na comunicação, na interação social, em habilidades motoras, cuidados pessoais e na vida acadêmica. Ainda segundo Teixeira (2014), crianças e adolescentes com deficiência intelectual possuem cerca de quatro vezes mais chances de apresentar outros diagnósticos comportamentais, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, autismo infantil, depressão, transtorno bipolar, tiques ou transtornos ansiosos.

Deixo como indicação de leitura o livro:

TEIXEIRA, Gustavo. “Manual dos transtornos escolares: entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola”. 5ª edição. Rio de Janeiro: BestSeller, 2014.

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: