Como organizar o tempo das atividades em turma com crianças dispersas?

Trabalho em uma escola onde dou aula para ensino fundamental e educação infantil. Na sala de educação infantil, tenho dois alunos, um com autismo e outro com Síndrome de Down. Tenho muita dificuldade com o horário de aula, pois eles se cansam muito rápido, mesmo com várias atividades diferentes. Não é um cansaço físico, eles se dispersam, se entediam. Alguém já passou por isso e pode me dar uma dica de como ajustar os horários e o tempo das atividades para trabalhar melhor com eles?

Educação infantil

1 resposta

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 07/11/2017

Olá, em primeiro lugar é interessante que você enquanto professora não se preocupe com o rendimento desses alunos em relação ao “horário de aula”, se conseguem ou não terminar as atividades nesse período para apenas cumprir protocolo burocrático pedagógico.

Outra questão é a diversidade de atividades. Sabemos que são duas situações de alunos com comprometimentos de dificuldades de aprendizagens divergentes, devido a suas deficiências especificas. As atividades precisam ser prazerosas, chamar a atenção desses alunos. Para não se cansarem ou dispersarem, não basta apenas serem “diferentes”. É necessário respeitar e aceitar o ritmo de desempenho deles.

É importante também que você identifique as potencialidades desses alunos para que possa intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma progressiva para satisfazer as necessidades mais especificas de cada um. Relato a você que a metodologia mais importante é o querer fazer com amor e dedicação, sem medo de errar, ou de seguir padrões, ações pedagógicas que são possíveis, basta acreditarmos e buscarmos ampliar nossos conhecimentos enquanto docentes. Abraços

100% Acham isso útil Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: