Como encontrar possibilidades de ensino para estudantes com deficiência intelectual?

Além de atuar como técnica da Secretaria Estadual de Educação, atuando na equipe de Serviço de Apoio à Inclusão, também exerço a função de professora da educação de jovens e adultos (EJA), 2º segmento, na rede municipal de educação de Mariana (MG).

Tanto no âmbito estadual quanto no municipal, a maior dificuldade que encontramos está relacionada às práticas pedagógicas mais adequadas aos alunos com deficiência intelectual. Há muitas dúvidas entre os professores e gestores escolares quando o assunto é o que fazer para ensinar um aluno que apresenta “retardo mental” de forma a garantir que esse aluno aprenda, e, mais que isso, como saber o que esse aluno dá conta de aprender.

Além disso, nem sempre escolas e professores têm em mãos um laudo médico que defina e oriente sobre a deficiência do aluno. Como proceder nesse sentido? Onde podemos encontrar possibilidades de ensino para esses alunos? Como avaliar a aprendizagem deles?

Esta resposta te ajudou?

1 resposta

Por Equipe DIVERSA em 08/08/2017

Olá Elizete, seja bem-vinda! Nós da equipe do DIVERSA agradecemos pela confiança em dividir suas dúvidas.

Acreditamos que encaminhamentos para desafios como o que você expôs possam ser construídos coletivamente. Por isso, gostaríamos de te indicar a pergunta “Como fazer adaptações curriculares para alunos com deficiência intelectual?”, já publicada em nosso fórum. Consideramos que as respostas enviadas pela Comunidade DIVERSA à discussão sugerida contemplam, também, a sua dúvida.

Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos e sinta-se à vontade para trocar experiências!

Esta resposta te ajudou?
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: