Como elaborar plano de atendimento para aluno com deficiência intelectual?

Gostaria de saber como o professor de apoio de um aluno no 7º ano, com retardo mental grave, deve elaborar o plano de atendimento, uma vez que há uma diversidade de disciplinas nos anos finais do ensino fundamental e um plano de ensino para cada disciplina. O professor de apoio tem o dever de analisar o plano de ensino de cada disciplina, dominar os conteúdos de todas elas e adaptar as atividades de maneira que atenda o aluno em suas peculiaridades?

0 Qualificação

2 respostas

Por maria de lourdes de moraes pezzuol em 20/04/2017

Olá. O professor de apoio deve realizar uma mediação entre o professor de sala regular e o aluno. Conforme o que dispõe na Resolução SE 61, de 11/11/2014 (SP/SEESP), “professor instrutor/mediador, portador de licenciatura plena com qualificação nas áreas das deficiências solicitadas, com o objetivo de intermediar o currículo escolar, entre o professor da classe/aula comum e o aluno”. Nesses casos de atendimentos, professores do ensino regular e da educação especial deveriam relacionar-se como aliados em busca dos mesmos objetivos e não como “detentores” de um saber direcionado, fragmentado e individualizado, unicamente a sua área de atuação. Identifico que infelizmente em algumas escolas, alguns professores do ensino regular, por falta de conhecimento ou comodismo, depositam toda a responsabilidade nos serviços de apoio, como se esses fossem os únicos responsáveis pela aprendizagem e inclusão de alunos com necessidades educativas. O professor de sala regular deve preencher o Anexo III (Registro de adaptação curricular, exigência legal), baseado na proposta de currículo adaptado de sua disciplina, ele precisa planejar, pensar e criar estratégias, e não esquecer que ninguém pensa sozinho, pois é no pensar com o outro e valorizar a atuação do professor de apoio, ou dos demais professores que atuam nas salas de de recursos que poderão criar estratégias envolventes que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e a sua interação com o grupo. Deixo como sugestão o link de um vídeo:

1 Qualificação
Por Equipe DIVERSA em 19/04/2017

Olá! Seja bem-vindo à nossa comunidade! Nós da equipe do DIVERSA agradecemos pela confiança em dividir suas dúvidas. Acreditamos que encaminhamentos para desafios como o que você expôs possam ser construídos coletivamente. Para isso, dividiremos sua questão com outros membros de nossa comunidade e pesquisaremos em nosso acervo de conteúdos referências que possam te inspirar na busca por possibilidades inclusivas. Enquanto isso, te convidamos a explorar e comentar os estudos de caso, os relatos de experiência e os artigos de nossa biblioteca. Continue nos contando suas descobertas sobre o tema da educação para todos. Sinta-se à vontade para trocar experiências!

0 Qualificação
Conhece alguém que pode responder? Compartilhe um link para a pergunta.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: