Como elaborar plano de atendimento para aluno com deficiência intelectual?

Gostaria de saber como o professor de apoio de um aluno no 7º ano, com retardo mental grave, deve elaborar o plano de atendimento, uma vez que há uma diversidade de disciplinas nos anos finais do ensino fundamental e um plano de ensino para cada disciplina. O professor de apoio tem o dever de analisar o plano de ensino de cada disciplina, dominar os conteúdos de todas elas e adaptar as atividades de maneira que atenda o aluno em suas peculiaridades?

Deficiência intelectual

2 respostas

Por Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol em 20/04/2017

Olá. O professor de apoio deve realizar uma mediação entre o professor de sala regular e o aluno. Conforme o que dispõe na Resolução SE 61, de 11/11/2014 (SP/SEESP), “professor instrutor/mediador, portador de licenciatura plena com qualificação nas áreas das deficiências solicitadas, com o objetivo de intermediar o currículo escolar, entre o professor da classe/aula comum e o aluno”. Nesses casos de atendimentos, professores do ensino regular e da educação especial deveriam relacionar-se como aliados em busca dos mesmos objetivos e não como “detentores” de um saber direcionado, fragmentado e individualizado, unicamente a sua área de atuação. Identifico que infelizmente em algumas escolas, alguns professores do ensino regular, por falta de conhecimento ou comodismo, depositam toda a responsabilidade nos serviços de apoio, como se esses fossem os únicos responsáveis pela aprendizagem e inclusão de alunos com necessidades educativas. O professor de sala regular deve preencher o Anexo III (Registro de adaptação curricular, exigência legal), baseado na proposta de currículo adaptado de sua disciplina, ele precisa planejar, pensar e criar estratégias, e não esquecer que ninguém pensa sozinho, pois é no pensar com o outro e valorizar a atuação do professor de apoio, ou dos demais professores que atuam nas salas de de recursos que poderão criar estratégias envolventes que favoreçam o acesso do aluno ao currículo e a sua interação com o grupo. Deixo como sugestão o link de um vídeo:

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Por Equipe DIVERSA em 08/08/2018

Existe outra discussão já iniciada aqui no Fórum que trata justamente das possibilidade de ensino para estudantes com deficiência intelectual. As respostas postadas lá podem te ajudar. Basta acessar: diversa.org.br/forum/como-encontrar-possibilidades-de-ensino-para-estudantes-com-deficiencia-intelectual.

Já nas respostas à pergunta “Como orientar professores que pensam que alunos com deficiência são do apoio e do AEE?“, você vai ver como o professor regente de sala de aula é o responsável pelo planejamento. Ressaltamos, entretanto, a importância do trabalho colaborativo. Colaboração que é o tema central desta prática real que pode te inspirar: diversa.org.br/relatos-de-experiencia/formacao-ajuda-equipe-de-escola-coletivizar-responsabilidade-por-alunos-com-deficiencia.

Sobre os deveres do professor de apoio, a resposta do Núcleo mobilizador na discussão “Qual deve ser a formação e o papel do profissional de apoio escolar?” ressalta a importância de definição contextualizada de papeis para o estabelecimento de uma dinâmica de trabalho colaborativa numa perspectiva inclusiva.

Sugerimos que acesse os links acima e proponha uma discussão coletiva em sua escola. Acreditamos que possam disparar reflexões relevantes que os ajudarão a encontrar, juntos, uma resposta à sua pergunta.

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