Como avaliações como o Saresp consideram a participação de alunos com deficiência?

Como a escola pública deve propor ações e trabalhar as avaliações dos Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais, como o SARESP ou AAP, com os alunos deficientes?

Olá, gostaria de colocar esse assunto em discussão, destacando a participação dos alunos com deficiência na Avaliação da aprendizagem em processo (AAP), no estado de São Paulo. Nas instruções do comunicado conjunto entre a Coordenadoria de gestão da educação básica (CGEB) e a Coordenadoria de informação, monitoramento e avaliação educacional (CIMA) do Estado, são garantidas as avaliações em braille ou com caracteres ampliados para os estudantes com deficiência visual. Mas e para os demais alunos com deficiência, como é trabalhado esse dia na escola? O aluno realiza a prova? O aluno é considerado como mais um integrante da classe, ou não é considerado a sua avaliação, devido à complexidade da mesma? E as equipes gestoras, os professores da sala comum e do atendimento educacional especializado (AEE) recebem alguma instrução para inclui-los nessa avaliação? Poderia haver uma prova adaptada que valorizasse de fato as potencialidades desses alunos? Ações que deveriam ser consideradas de forma ampla e integradas como indica os objetivos dessas avaliações para que houvesse o planejamento, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas, subsidiando a tomada de decisões. O que vocês acham dessas indagações?

Avaliação
Por Equipe DIVERSA
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