Até que ponto família pode exigir adaptação no ensino de uma criança com deficiência?

Meu filho de 7 anos estuda em uma escola regular no 1º ano do ensino fundamental, tem deficiência intelectual, o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) ainda não foi fechado. Ele faz parte do programa de inclusão, mas estou com bastante dificuldade na comunicação e na cooperação da escola e isso está atrapalhando o aprendizado dele. Estou seriamente preocupada com o desempenho do meu filho, tenho impressão de que ele não está “aprendendo”.

Já tive duas reuniões com a direção e com a coordenação e a terapeuta dele também esteve na escola para conversar. A escola reclama bastante do “comportamento” do meu filho, mas não permite que a terapeuta vá para observar e orientar a professora como agir. Eles não nos dão acesso ao conteúdo pedagógico para, se necessário fazer algum tipo de adaptação, pois meu filho é capaz de aprender, mas nem sempre a maneira como eles estão ensinando é a ideal para ele, e o que estou sentindo da escola é que eles não vão se flexibilizar em relação a isso. Um exemplo que posso te passar, ressaltando que isto foi dito pela professora para a terapeuta, em nenhum momento me foi relatado, a escola não me fala o que acontece com meu filho em sala de aula: ele não conseguiu realizar a prova de inglês, porque não entendeu o que era pra fazer, ficou nervoso e rabiscou a prova toda. Resultado: tirou zero na prova e para atingir a meta a escola vai dar uma atividade que ele seja “capaz de realizar”.

Na minha opinião, me corrijam se eu estiver errada, isto não é inclusão, é jogar a sujeira para debaixo do tapete. Meu filho não está aprendendo o conteúdo. Vou agendar mais uma reunião com a direção da escola para conversar e gostaria de ir munida de informação sobre qual o dever da escola para com uma criança que faz parte do programa de inclusão. Até onde posso exigir da escola uma adaptação no ensino dele? O que é direito dele e o que é obrigação da escola? Conforme o resultado dessa reunião, vou decidir se mantenho meu filho nessa escola ou se procuro outra que esteja mais “preparada” para recebê-lo. Muito obrigada!

2 respostas

Por Maria Ligia de Castro e Carrijo Monteiro em 29/08/2017

Olá!

Você não disse se a escola é pública ou particular. Nos dois casos, há Regimento, ao qual deve ter acesso e ler. De toda forma, seu filho tem direito a Adaptação de Currículo. Leia a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Abraços!

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Por maria de lourdes de moraes pezzuol em 05/09/2017

Olá. Após ter conhecimento dos direitos legais, exija que o ambiente escolar cumpra seu papel educativo para o acolhimento de seu filho. Se for preciso, recorra à Defensoria Pública. É incontestável e evidente que o Estado precisa oferecer suporte de acolhimento social para auxiliar no processo de adaptação, ressaltando as reais necessidades que você (família) está enfrentado. Precisamos identificar enquanto escola que não podemos apenas abrir as portas para a incluir, precisamos pensar no papel da família, na necessidade de criar e fortalecer elos. Família e escola precisam realizar ações de forma indissociável no caminhar juntos.

Indico também a leitura da cartilha “BPC na escola: orientação às famílias”, do Ministério da Educação (MEC), disponível em: bit.ly/cartilha-bpc-escola.

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