Educação infantil inclusiva: principais dúvidas, dicas e exemplos de prática

Estar na escola é direito de toda criança. No Brasil, a porta de entrada para o sistema formal de ensino é a educação infantil, que atende crianças de zero a cinco anos. Situada entre o cuidar e o educar, a primeira etapa da educação básica cumpre papel fundamental no desenvolvimento integral dos pequenos, sobretudo se for um espaço de valorização das diferenças e convívio com o outro. Mas como criar, na prática, uma educação infantil inclusiva?

No Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto, o Diversa traz a você as principais dúvidas sobre o tema, a opinião de especialistas e o relato de educadores que estão garantindo a inclusão educacional de crianças com deficiência em creches e pré-escolas do país. Confira:

 

O que saber: a opinião dos especialistas

Os efeitos da educação infantil inclusiva
Psicóloga Marie Claire Sekkel aponta os ganhos obtidos por crianças com e sem deficiência que frequentaram uma educação infantil inclusiva.

Entenda mais sobre o tema a partir da opinião da psicóloga em entrevista ao programa “Educação Brasileira”:

Marcos legais e mudanças na prática pedagógica
Saiba como os novos marcos legais, políticos e pedagógicos da inclusão provocaram transformações nas práticas da educação infantil.

 

Educação infantil inclusiva na prática

Educadoras mudam postura para incluir criança com autismo
Escola de Cubatão (SP) potencializa aprendizado de garoto com autismo após mudar forma de se relacionar com o estudante.

Construção coletiva de plano de trabalho de AEE na educação infantil
Equipe gestora e professoras do atendimento educacional especializado (AEE) contam como se uniram para reformular plano de trabalho de menino com autismo.

Parceria em prol de garantir o direito à educação infantil
Educadores de escola em Itaquaquecetuba (SP) estabelecem parceria com equipe da APAE para melhorar qualidade do AEE oferecido na unidade escolar.

 

Principais dúvidas

Quais atividades realizar com aluna com Síndrome de Down na educação infantil?
Professora da educação infantil pergunta e Comunidade Diversa dá dicas de como elaborar planejamento pedagógico inclusivo.

O que fazer diante da suspeita de que um aluno possa ter autismo?
Familiar de garoto da educação infantil suspeita que sobrinho possa ter transtorno do espectro autista (TEA) e pede orientações para lidar com situação.

Como conseguir um professor de apoio para uma criança com Síndrome de Down?
Mãe de garoto com Síndrome de Down quer saber como pode adquirir um professor de apoio para seu filho ao matriculá-lo na rede regular.

 

Fique por dentro das discussões sobre educação infantil inclusiva. Acesse todos nossos conteúdos sobre o tema em diversa.org.br/tag/educacao-infantil.

Aproveite também para esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre educação inclusiva na Comunidade Diversa. Basta se cadastrar para começar a interagir!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: