Quem deve colaborar com o professor de sala de aula no processo de planejamento?

O responsável pelo planejamento – para todos os estudantes – é o professor regente. No entanto, essa não precisa, nem deve, ser uma tarefa solitária. Ao contrário, a perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico inclusivo seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino e aprendizagem.

Considerando que o planejamento na perspectiva inclusiva prevê, necessariamente, estratégias pedagógicas diversificadas baseadas nas características e necessidades individuais de todos os alunos, particularmente daqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação, outros professores criativos ou que já tenham trabalhado com alunos com deficiência e, particularmente, o profissional do AEE podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos – desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento.