Faça parte

A Comunidade DIVERSA é um espaço virtual voltado à construção coletiva de conhecimento sobre educação inclusiva. Nosso objetivo é atuar como uma possível fonte de referências para o atendimento de estudantes com deficiência na escola comum. Nesse sentido, apostamos no potencial dos saberes acumulados pelos educadores e mediamos discussões sobre casos reais trazidos pelos membros da Comunidade.

Entendemos que cada escola, cada educador e cada estudante são únicos. Demandam, portanto, planejamento e estratégias pedagógicas que dialoguem com as particularidades de cada contexto. Nesse sentido, a Comunidade DIVERSA não é uma fonte de receitas prontas, passíveis de mera replicação com expectativas de um mesmo resultado.

Tornar a Comunidade DIVERSA um ambiente virtual acessível e inclusivo depende de todos nós que fazemos parte dela. A acessibilidade é direito de todos e prevê a equiparação de oportunidades em todas as esferas da vida. A comunidade só será, de fato, acessível e inclusiva se qualquer pessoa puder participar em igualdade de condições. Isso envolve, além de recursos de tecnologia assistiva, a linguagem que usamos, uma atitude de acolhimento com quem está chegando, respeito na manifestação de opiniões e na contraposição de ideias.

A participação na Comunidade DIVERSA deve respeitar os direitos humanos assegurados em nossa Constituição e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tais direitos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. São fundados no respeito pela dignidade e no valor de cada pessoa. Incluem o direito à liberdade de opinião e de expressão. Vale relembrar a primeira frase do artigo 1º da Declaração de 1948: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em opinião e em direitos”.

As dúvidas e dificuldades sobre como atender estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação podem ser compartilhadas por meio de um fórum da comunidade. Qualquer pessoa interessada no tema da educação inclusiva pode participar!

Algumas dicas:

Seja gentil e generoso. Todo mundo quer ser tratado com respeito e respeitar a opinião dos outros é praticar a inclusão. Isso significa que podemos ter opiniões diferentes. A educação inclusiva celebra a diferença. Diferentes perspectivas e ideias são bem-vindas por aqui, afinal, temos muito a aprender uns com outros. Exponha suas ideias e opiniões sem constrangimento e busque acolher as manifestações de outros participantes, fomentando um ambiente acolhedor e seguro, onde todos se sentem livres para, de fato, participar.

Use linguagem clara, direta e de fácil compreensão. A menos que a mensagem requeira uma terminologia especializada, evite usar palavras em língua estrangeira ou siglas (a menos que sejam acompanhadas de tradução/explicação) e privilegie vocabulário simples.

Antes de postar no DIVERSA, releia o que escreveu, avaliando se alguém que desconhece o contexto será capaz de entender a mensagem.

Visite o nosso fórum e participe da nossa comunidade