6 artigos sobre cidadania e autonomia de pessoas com deficiência

No dia de hoje, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de conscientizar a sociedade para questões críticas relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência em todo o mundo. Neste ano, o evento tem como tema “Questões de inclusão: acesso e empoderamento de pessoas de todas as habilidades”.

O DIVERSA acredita que o desenvolvimento da autonomia é estratégia fundamental para a inclusão. Quando as pessoas são empoderadas, elas podem usufruir melhor das oportunidades e se tornam agentes ativos de transformação social. Para celebrar a data, selecionamos seis artigos de especialistas em inclusão sobre o exercício da cidadania das pessoas com deficiência em diversas áreas.

Confira os artigos selecionados:

A inclusão na sociedade de pessoas com deficiência: uma mudança cultural urgente e necessária | Por Maria Martha Costa Hübner, docente do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP).

Invisibilidades | Por Marta Gil, socióloga e consultora na área da deficiência.

Preconceito: o avesso do conhecimento | Por Eliane Silvia Costa Eliane Silvia Costa, doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Negativa de matrícula: reflexão sobre essa conduta ilegal | Por Rosângela Machado, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SC).

Inclusão escolar: sobre a conquista de um direito humano ou sobre a partilha de um espaço físico? | Por Eliana Pereira de Menezes, professora adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Caracterização das relações entre acessibilidade universal, acessibilidade especializada, tecnologia assistiva, ajuda técnica e práticas inclusivas no ambiente escolar | Por Marcelo Pinto Guimarães, arquiteto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) especializado em acessibilidade e usabilidade.

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