6 artigos sobre os caminhos para a inclusão por meio do esporte

Um grupo de crianças brinca em uma quadra com um grande lenço verde e amarelo e uma bola.
Na educação física inclusiva, estudantes com e sem deficiência participam juntos das práticas esportivas.
Pela segunda vez, o Brasil celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico em 22 de setembro. A data foi oficializada em 2014, dando sequência às comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado dia 21. O projeto DIVERSA acredita que a trajetória de todo grande atleta começa na escola. Por isso, é fundamental garantir que crianças e adolescentes com e sem deficiência participem juntos dessas primeiras práticas esportivas. Para comemorar a data, separamos seis artigos de especialistas em educação física inclusiva que irão te fazer refletir sobre os caminhos possíveis para a inclusão por meio do esporte. Confira!

Inclusão em Educação Física: olhares em (trans)formação | Por Tatiana Passos Zylberberg, licenciada, bacharel, mestre e doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do projeto Conecte & Crie Educação Física.

Dialogando sobre inclusão e Educação Física no Ensino Médio | Por Kátia Regina Xavier da Silva, pedagoga e licenciada em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado e doutorado em educação pelas universidades do Estado (UERJ) e federal (UFRJ) do Rio de Janeiro, respectivamente.

Como a educação física pode se tornar mais inclusiva | Por Juliana Moraes, Augusto Galery, Luiz Conceição e Rodrigo Hübner Mendes.

Educação física inclusiva | Por Luiz Henrique de Paula Conceição e Rodrigo Hübner Mendes.

Educação física como um meio para a inclusão social e qualidade de vida | Por Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e presidente da Academia Olímpica Brasileira.

Está dispensado! | Por Marta Gil é socióloga, consultora na área da pessoa com deficiência, coordenadora do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais, colaboradora do SENAI-SP e do Planeta Educação.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Comente ou compartilhe nas mídias sociais: